Para garantir o entendimento de novas ferramentas é necessário o estudo aprofundado. Mesmo que alguns profissionais considerem que as tecnologias e as inovações não devam fazer parte da rotina, é importante visualizar a sua relevância e compreender seu diferencial. O Visual Law, como instrumento disruptivo, tem a intenção de auxiliar os operadores de direito e, por esse motivo, deve ser um assunto de debate nas instituições de ensino.
O que é Visual Law?
A ferramenta foi criada para auxiliar os receptores (leitores) dos documentos, visto que a informação apresentada costuma vir carregada de detalhes jurídicos e termos específicos.
Dessa maneira, com o uso de elementos visuais e a partir da alteração de alguns textos, os operadores conseguem ter uma relação mais harmônica com as partes envolvidas nos casos. O equilíbrio no uso dos componentes visuais é a chave para a boa aplicação e a tecnologia age de forma direta durante a organização do novo documento.
O instrumento é capaz de democratizar a informação e reduzir riscos. Também depende de um time multidisciplinar para acontecer da maneira correta.
Alguns dos componentes possíveis de serem aplicados são:
- Imagens e ilustrações.
- Gráficos e Infográficos;
- QrCodes e Links externos;
- Vídeos e iconografia;
- e mais
Ensinamento sobre a ferramenta
Ao incluir o tema nas grades curriculares ou promover cursos e seminários, as instituições conseguem disseminar a importância do instrumento e formar profissionais preparados, uma vez que, assim como a IA o Visual Law será um dos principais dispositivos da área no futuro.
Instituições como a PUC-SP e a Defensoria Pública do Ceará já oferecem especializações e workshops sobre o tópico. O objetivo com todos eles é garantir que as facilitações sejam consideradas e que os especialistas sejam completos.
Ainda assim, é importante que outros estabelecimentos considerem incluir a temática dentro do escopo de ensino superior a fim de ampliar esse debate.
Aplicações recentes
O Visual Law tem sido inserido na rotina de forma gradativa. Escritórios e tribunais, ao realizar as mudanças necessárias nas petições, acordos e contratos, conseguiram ter os casos finalizados com mais agilidade e assertividade.
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de Pernambuco é um dos órgãos que decidiu ampliar sua atuação, inserindo os elementos para esclarecimentos das decisões.
É válido pontuar que a inclusão da ferramenta também pode ser feita por empresas que queiram repassar informações jurídicas importantes para seus clientes ou parceiros.
Saiba mais sobre o Visual Legal, Visual Law da LBCA, e garanta a aplicação da ferramenta acessando o site.