EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

A diversidade como impulsionadora do ESG Social

A diversidade como impulsionadora do ESG Social

A diversidade e a inclusão estão totalmente ligadas à inovação no ambiente corporativo. Um estudo global da McKinsey & Company apontou que as empresas que adotam a diversidade saem na frente em inovação e colaboração.

 1. O que é o fator ‘S’ do ESG?

O ‘S’ (Social) em uma empresa está vinculado a focar em pontos ligados aos direitos humanos, diversidade da força de trabalho, inclusão e ampliação das relações com comunidades, para além de questões meramente financeiras.

 2. Como construir uma agenda ESG dentro de uma empresa?

O primeiro passo é garantir o total engajamento dos líderes envolvidos. A popularização das práticas ESG trouxe preocupação com a efetividade das ações.

Muitas empresas atualmente acreditam que estão praticando ESG, mas na prática o que fazem é simplesmente filantropia, ou seja, ações que não são de impacto e que não têm solidez. A orientação é que as empresas interessadas em aderir aos princípios devem, antes de qualquer atitude, criar um comitê interno, cujo primeiro passo será disseminar o tema internamente e ir a fundo.

 A partir dele, a empresa consegue criar indicadores que serão mapeados e monitorados. Essa é a etapa fundamental para quem vai planejar a inserção dos critérios ESG, que mostrarão ao público externo que, além de produzir e movimentar a economia, a organização também promove benefícios sociais e ambientais.

LEIA TAMBÉM:

3. Como funciona na prática a implementação de ações voltadas à Diversidade?

As consequências vistas pelas organizações que prezam pela adoção de práticas de viés social, como políticas inclusivas e iniciativas de enfrentamento à discriminação. É uma alteração direta no ambiente de trabalho, tornando-o mais acolhedor e saudável.

As ações trazem, ainda, influência positiva aos consumidores que acabam por valorizar ainda mais as questões ambientais e sociais no momento de suas escolhas. Por fim, a atração e retenção de novos talentos, como também a manutenção dessas pessoas dentro das empresas, deixa o ambiente de trabalho mais feliz.

 4. Como construir uma empresa com mais diversidade?

É fundamental a fomentação de novas ideias, colaboração de todos os funcionários e recursos, tempo e incentivos para inovar. Defina objetivos macros e aprofunde o mapeamento, tendo um entendimento 360º, para que seja criado um plano para um espaço mais inclusivo.

Segundo o levantamento da McKinsey & Company, empresas mais diversas têm funcionários com predominância do seguinte perfil:

  • 11% tendem a mostrar sua real identidade no trabalho, o que estimula a cooperação;
  • 152% de chance de afirmar que se sentem seguros de propor novas ideias;
  • 76% de chance de informarem que a organização se preocupa mais com a experiência do consumidor e o feedback fornecido pelos clientes.

Post Relacionados