EnglishKoreanPortugueseSpanish
EnglishKoreanPortugueseSpanish

Elementos visuais em documentos: exemplos reais do uso de Visual Law

Elementos visuais em documentos: exemplos reais do uso de Visual Law

O Direito está passando por mudanças significativas que são fundamentais para o desenvolvimento do setor e para o aprimoramento do trabalho realizado pelos operadores e especialistas.

Uma dessas alterações está diretamente relacionada com o avanço da tecnologia e com um maior entendimento dos elementosvisuais e sua importância para a compreensão de informações legais. Conhecida como Visual Law, a ferramenta foi estruturada especialmente para a resolução dos casos e para auxílio dos profissionais.

Funciona a partir de um estudo detalhado e da ação de um time multidisciplinar, que geralmente é formado por advogados, designers e profissionais de TI. A partir da inclusão de componentes específicos – como imagens, gráficos, infográficos e vídeos – e das alterações textuais, as informações dispostas em contratos e petições acabam se tornando mais democráticas e acessíveis. 

Apesar de não ser reconhecida por muitos, o Visual Law é uma ferramenta com grande capacidade de transformação, uma vez que, já existe comprovação que componentes visuais são melhores assimilados pelos seres humanos. 

Atualmente já é possível encontrar alguns casos onde o Visual Law foi bem aplicado e os resultados foram positivos para a instituição, escritórios ou tribunais. 

Casos atuais e aprovação geral

Um exemplo recente pôde ser observado pela Secretaria-Geral de Governança, Inovação e Compliance do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que organizou documentos da rotina administrativa do local com ajuda da inovação. 

A decisão foi tomada para que houvesse maior transparência no mapeamento dos processos de trabalho. No ano passado, o mesmo Tribunal já havia aceitado uma petição gerada pelo partido de Eduardo Paes construída nos mesmo moldes, contendo imagens e conteúdos mais objetivos.

Com a inclusão do Visual Law foi possível ganhar o caso, que antes do partido recorrer com o tribunal, havia sido perdido. 

O mesmo objetivo levou o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, em 2022, a utilizar o recurso para deixar a informação mais acessível a todas as pessoas e aos leitores dos documentos. O fato ocorreu quando um acórdão trouxe, ao final do processo, um gráfico a fim de ajudar o julgado. 

 

VISUAl LAW

 

Por onde começar?

Para garantir a boa inserção é necessário o acompanhamento dos especialistas. São eles os responsáveis por incluir os elementos de forma harmônica e condizente com a mensagem que buscam passar e sabem como reduzir o “juridiquês” da forma correta, sem que os saberes da área se percam.

Conheça mais sobre o Visual Legal, Visual Law da LBCA, e garanta a aplicação da ferramenta acessando o site.

Post Relacionados