De acordo com a Secretaria do Tesouro Nacional, o Brasil apresenta 13,2% das 5.422 cidades classificadas com rating “A” em capacidade de pagamento.
1. Como é feita essa classificação?
Pelos relatórios ficais de 2019 entregues pelas prefeituras ao Tesouro, sendo que o rating faz a análise da possibilidade de gerar caixa livre, sem levar em conta receitas de capital. O resultado reúne dados da população e valores liquidados de investimentos e despesas do ano passado.
2. Qual a vantagem de ter rating “A”?
Esses municípios obtêm endosso da União para operações de crédito, com redução de custo, de 170% para 120%. As cidades com rating “B” também possuem essa condição especial.
3. Por que esse selo de reconhecimento é importante?
Permite que o município tenha acesso a condições melhores para investir, a despeito da crise e de corte nos investimentos. A possibilidade de escolher ofertas de crédito leva em conta custos e prioridades das prefeituras.
4. Em que segmentos de cidades as notas “A” são mais recorrentes?
São mais constantes na faixa das cidades médias, na faixa entre 100 mil a 500 mil habitantes. As capitais que ganharam classificação “A” são Aracaju (SE), Curitiba (PR), Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Vitória (ES).
Confira as últimas atualizações jurídicas sobre o impacto do Coronavírus no Brasil e no mundo/a></a